Exposição a Emissões e Justiça Social

Descrição do Subprojeto

O principal objetivo deste subprojeto é examinar as relações sistemáticas de dependência entre a justiça social em áreas metropolitanas e aspectos de seus perfis de exposição à poluição.

Tarefas do Subprojeto

  • Desenvolvimento de conceitos e métodos para perfis de emissões inerentes a atividades. As campanhas experimentais fornecerão informação significativa sobre a relação entre deslocamentos urbanos e a exposição a emissões. Este módulo busca analisar os métodos existentes e desenvolver uma estrutura de análise que incorpore o conhecimento atual ao modo específico e aos dados relativos ao tráfego coletados nos outros subprojetos.
  • Coleta de dados de campo sobre a exposição a emissões. Esta tarefa irá projetar e executar a campanha experimental de apoio ao desenvolvimento da coleta de dados de exposição à poluição no veículo. Além de abordar as medições dos poluentes estudados, vamos levantar os dados de parâmetros meteorológicos e coordenadas espaciais em diferentes ambientes de transporte (p.ex.: carro, ônibus, trem, pedestre) em diferentes faixas etárias, usando equipamentos de monitoramento pessoal de baixo custo (Kumar et al., 2014a). Voluntários serão recrutados para coletar perfis pessoais de exposição em rotas e áreas específicas. A primeira campanha experimental será realizada no Reino Unido, depois nos Países Baixos e São Paulo.
  • Desenvolvimento e comparação internacional de perfis de exposição generalizada. O objetivo desta tarefa é gerar perfis de exposição a poluentes em condições de tráfego e meios de transporte através de modelagem estatística. Esses perfis visam extrapolar para obter níveis de exposição em áreas estudadas, avaliando a desigualdade na exposição e potenciais impactos à saúde, e analisando o impacto potencial de DOTS nos níveis de exposição e desigualdade.
  • Integração dos perfis de exposição nos arcabouços de qualidade do ar existentes. Muitos estudos em São Paulo enfocaram os resultados das emissões de tráfego na saúde (Lima et al., 2013, Yoshizaki et al., 2010, Perin et al., 2010, Pérez-Martínez et al., 2014). Os novos métodos destinam-se a estender esses resultados a aspectos de disparidade e justiça social. Vamos estimar as emissões em locais estratégicos em São Paulo, como corredores e terminais de ônibus, com altas resoluções. Estas emissões serão analisadas com dados de exposição, e os resultados serão ampliados para um modelo de qualidade do ar.

Contato

A pesquisadora a contatar sobre este tema é a Profa Fátima Andrade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Em caso de dúvida, contate-nos.